História das biciclestas
Exposição de Bicicletas, história e curiosidades.

Modelos clássicos estão expostos no Arte Sesc no Rio
(foto: Divulgação/Fabio Ferreira)
O primeiro esboço da bicicleta como a conhecemos hoje foi feito ainda em 1490, por Leonardo da Vinci. Mas somente no início do século XVIII, com o engenheiro alemão Barão Karl von Drais, que a estrutura ganhou vida e passou a ser, de fato, um veículo com o qual as pessoas podiam se deslocar de um lugar ao outro. Esse foi o início de uma longa e bonita história da bicicleta que está sendo contada na Mostra “Bicicleta, Histórias e Curiosidades”, no Arte Sesc no Flamengo, Rio de Janeiro.
Além do histórico, a exibição, que iniciou hoje (28/06) e vai até 4 de julho, expõe 30 exemplares da magrela, desde clássicos e tradicionais até as tendências mais contemporâneas e modelos de alta performance utilizados atualmente por ciclistas profissionais. Ainda na exposição, existem fotografias que ilustram as diferentes utilidades da bicicleta ao longo das décadas, desde o início do século XIX.
A organização ainda vai oferecer palestras diárias sobre mobilidade e deslocamento urbano, além da exibição de filmes sobre as bikes, oficinas infantis, teatro e rodas de conversa. E neste primeiro dia de mostra, para começar em clima de cinema, será realizado o Festival Curta uma Bike e uma Caminhada dentro do evento. O projeto reunirá, via internet, curtas-metragens amadores com roteiros baseados em deslocamentos alternativos. Os primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro e bicicletas.
A iniciativa faz parte do Programa Rio-Estado da Bicicleta da Secretaria Estadual de Transportes, com apoio da Federação Estadual de Ciclismo, ONG Transporte Ativo e Fecomércio
