Cavalgada

10-05-2011 16:36

 

As endorfinas das cavalgadas são tudo de bom e muito mais.

 

Cavalgar e um esporte que, alem dos benefícios físicos e emocionais, proporciona inegável sociabilidade. Naturalmente a gente vai se achegando de outras pessoas que curtem cavalos e cavalgar; que sentem prazer em jogar conversa fora e fazem seu próprio tempo num "conversarei" sem fim. Pra quem veio da roca, e como se a gente saísse da roca e ela não saísse da gente... O cavalo encerra o mais belo da matutice.
Os efeitos funcionais do passo do cavalo sobre o peristaltismo, a circulação e a respiração; os efeitos sociomotores e terapêuticos neuro motores, senso motores e psicomotores decorrentes do cavalgar, graças ao passo tridimensional do cavalo, que nos obriga a movimentos de sincronia perfeita de todo o corpo, pois a marcha do cavalo apresenta 90% de similaridade com o andar do ser humano.
Uma hora de cavalgada queima cerca de 400 calorias. Em meia hora de cavalgada, o nosso corpo realiza de 1.800 a 2.200 deslocamentos - movimentos tridimensionais (horizontais: direita, esquerda; frente, atrás; e verticais: para cima e para baixo) que incidem no sistema nervoso profundo, reforçando as noções de equilíbrio, distância e lateralidade. Cavalgar e um esporte de baixo impacto nas articulações e na coluna; fortalece o tônus muscular; beneficia a postura e a coordenação motora; e combate o estreasse. Sinto-me outra após uma cavalgada, pois relaxo a um ponto que a sensação de lassidão se prolonga por horas e horas.
Ao cavalgar, nós somos invadidos por um mar de endorfinas - substancias fabricadas na hipófise que produzem euforia, relax, bem-estar e prazer; melhoram a memória, o humor e o sistema imunológico; aumentam a resistência, a disposição física e mental; amenizam dores; e possuem efeito antienvelhecimento, pois removem superoxidos. Inundada por endorfinas, o cheiro de terra e de mato e as companhias completam a festa.
Outra coisa indescritível e a redescoberta do prazer de gargalhar por qualquer coisa, de causos bobos e ate mesmo da gente quando estamos cavalgando. Tudo e motivo para rir. Ha unanimidade entre estudiosos que cavalgar produz sensação de independência, aumento da autoconfiança, do autocontrole e da auto estima. E que em cima de um cavalo a sensação de liberdade e ilimitada.  

Dicas de Segurança

  • Deve-se evitar passeios por trilhas escorregadias ou em dias de chuva.
  • Risco de coice entre os animais pode ser perigoso.
  • Podem acontecer mordidas, caso não esteja atento.
  • Verifique se o animal está manco.
  • Fique atento ao excesso de carrapatos
  • Certifique-se que o condutor conhece os animais da tropa sob sua responsabilidade, sendo capaz de prever sua reação.
  • Deixe o animal se hidratar durante o percurso.
  • Os arreios deverão estar em perfeito estado de conservação.
  • Atenção para não prender os pés nos estribos.
  • As barrigueiras e os estribos deverão ser reajustados com o cavaleiro já montado, garantindo-se que estejam sufi cientemente firmes.
  • É recomendável o uso de capacete.
facebook

Contacto

Esporte & Emoção

Rua Dom Pedro II, 142
Bairro Mariano Procopio
Juiz de Fora - MG

32 8823-6317 - Zal

Registro de evento

Se você quiser divulgar seu evento esportista preencha com seus dados que entraremos em contato