A história do WakeBoard

04-03-2011 16:39

Segundo Nany, o "wakeBoard" ou o "Wake", para a galera,

 

O Wakeboard surgiu entre o Havaí e a Califórnia, em dias de flat (mar sem ondas) quando os surfistas usavam as pranchas de surf puxadas por barquinhos de borracha. Isto aconteceu no início da década de 70.

Em meados dos anos 70, surgiu na Califórnia a Skurffer, a primeira prancha especialmente fabricada para a prática do wakeboard. A Skurffer teve grande sucesso no mundo, chegando inclusive a ser fabricada no Brasil por Betinho Pereira Leite. Betinho foi o primeiro wakeboarder brasileiro a fazer o flip (salto com uma cambalhota completa) no Brasil.

No começo dos anos 80, Herb O'Brien da fábrica H. O. Skis viu a possibilidade do Wakeboard se tornar um esporte forte e fez um acordo com o havaiano, Eric Perez para desenvolverem juntos pranchas de wakeboard, que pudessem ser muito mais radicais que as existentes.

Foram feitos 300 protótipos e escolhida uma, que depois veio a se chamar Hyper XP. Foi com essa prancha que Eric venceu o mundial de 89. Um novo desenvolvimento gerou a Hyperlite S, que venceu com Eric Perez, o mundial de 90. Essas duas pranchas eram muito parecidas, ambas tinham bordas retas, quadradas e eram fabricadas em epoxy fibra de vidro e poliuretano de alta densidade feitas em moldes prensados.

Em 1990 surgiram a terceira geração de wakeboards, representadas pelas pranchas Shapiro e Perez. Essas pranchas eram surf style feitas com os mesmos materiais com top de alumínio aeroespacial forjado fibras de carbono. No fundo já tinham canaletas e fasers. Elas eram tri-quilhas. A prancha Shapiro foi o maior sucesso, vencendo com Darin Shapiro os próximos quatro campeonatos mundiais e respectivos campeonatos profissionais. Em 1994 surgiram as twintails, que eram pranchas que tinham quilhas na frente e atrás. Elas eram basicamente duas Shapiros com os bicos cortados e emendadas. Essas pranchas eram feitas de epoxy, fibras de vidro e carbono, com poliuretano ou colméia de alumínio dentro.




Aqui em JF, a galera pratica na Remonta, com acesso pelo Naútico, Enseada.

facebook

Contacto

Esporte & Emoção

Rua Dom Pedro II, 142
Bairro Mariano Procopio
Juiz de Fora - MG

32 8823-6317 - Zal

Registro de evento

Se você quiser divulgar seu evento esportista preencha com seus dados que entraremos em contato