Diet e Light qual a diferença?

14-05-2012 13:24

PRODUTOS LIGHT OU DIET:

Quais realmente devem entrar no seu cardápio?

Eles invadiram de vez a prateleiras dos supermercados. Hoje, quase tudo pode ser light ou diet: desde bebidas e laticínios até panetone! Mas é preciso saber direitinho o que tem dentro desses produtos para decidir se é realmente o caso de mudar seus hábitos alimentares. E inclusive se vale mesmo a pena o investimento, porque, geralmente, esses itens especiais são mais caros que os tradicionais.

Afinal, que nomes são esses?

Quando a palavra diet está estampada na embalagem de um produto significa que existe a exclusão total de algum ingrediente. Ou seja: ele não contém açúcar ou sal ou glúten... Isso nem sempre que dizer que ocorre uma redução calórica. Nos chocolates diet, por exemplo, o açúcar é substituído por adoçantes e isso modifica sua consistência. Para conseguir a textura habitual, os fabricantes normalmente adicionam mais gordura -- o que os deixa com calorias praticamente equivalentes.

A história é diferente quando se trata de produtos light. Nesse caso, há uma redução de pelo menos 25% de componentes calóricos. Esse produto, sim, tem menos calorias. Pode haver substituição de açúcar por adoçante ou diminuição de gordura.

Comer ou não comer? De uns tempos para cá, muitas pessoas passaram a se preocupar em ter uma alimentação mais saudável. Porém, diet e light não são garantia de saúde. Antes de mais nada, leia atentamente os rótulos dos produtos. Só assim vai descobrir o que tem dentro deles. Além disso, fique esperta e veja as dicas da nutricionista Márcia Daskal.

Adoçantes: melhor não exagerar Açúcar demais realmente não faz bem. Tão pouco adoçante. Por isso, a menos que exista um problema de saúde (como diabetes, por exemplo), prefira ingerir pouco açúcar a montes de adoçantes. Não é porque o produto é diet (ou light) que pode ser ingerido em grandes quantidades. Na verdade, além dos adoçantes serem químicos, podem aumentar sua fome por doces de verdade.

Pães, torradas e panetones light: não necessariamente Nesse caso, eles não são feitos com açúcar. Porém, como a quantidade desse componente geralmente é pequena nessas receitas, não é essencial substituir.

Laticínios: sim! Não há mal nenhum em mudar seus hábitos alimentares. Leite e iogurte desnatados, cream cheese, requeijão e queijo branco light têm menos gordura, o que é ótimo! Eles inclusive têm uma maior concentração de cálcio. Já o creme de leite também tem menos gordura, mas nem por isso deve ser usado diariamente.

Bebidas: não! Refrescos diet (principalmente os em pó) são puras misturas químicas. Além disso, não é porque o refrigerante ou suco é diet ou light que vai fazer bem ao seu corpo e pode ser tomado em grandes quantidades. Por conterem adoçantes em sua composição, não devem ser ingeridos com freqüência. Vale muito mais, sempre, tomar um copo de suco natural, que traz inúmeros nutrientes para seu organismo.

Guloseimas: em alguns casos, sim Vale a mesma dica dos adoçantes: melhor comer pouco açúcar a montes de adoçantes. Isso conta para chocolates, gelatinas, geléias, doce de leite e biscoitos diet. Já batata frita e pipoca light valem a pena porque têm menor quantidade de gordura.
Consultoria: Márcia Daskal, nutricionista.

FONTE: https://www.oclick.com.br/caderno.php?id=2032

facebook

Contacto

Esporte & Emoção

Rua Dom Pedro II, 142
Bairro Mariano Procopio
Juiz de Fora - MG

32 8823-6317 - Zal

Registro de evento

Se você quiser divulgar seu evento esportista preencha com seus dados que entraremos em contato